Objetivo

"Flos Sanctorum" significa "Flor dos Santos". Era o nome de vários livros antiquíssimos que contavam a vida dos santos.
O objetivo deste blog é partilhar pequenos fatos sobre a vida dos santos, beatos, veneráveis, servos de Deus e outras testemunhas da Igreja Católica. Imitemos aqueles que imitaram a Cristo!


08/06/2020

A filha de São Pedro

Uma tradição secular nos diz que o Apóstolo São Pedro tinha uma filha. Esse fato é absolutamente aceitável já que na época de seu chamado, Simão Pedro era casado ou viúvo (cf. Mc 1,29-31). Muitos quiseram identificar essa filha de São Pedro com Santa Aurélia Petronila, mas é improvável que esta tenha sido sua filha biológica.

Podemos dizer com quase total certeza que Santa Petronila era romana, descendente de Tito Flávio Petro (daí possivelmente o seu nome), da dinastia Flaviana. Era, portanto, da nobreza romana e parenta dos imperadores.

Sua filiação com São Pedro se dá de modo espiritual. Teria sido curada de uma paralisia e batizada pelo primeiro Papa, tornando-se assim sua discípula. Santa Aurélia Petronila é da primeira geração de cristãos romanos.

Conta-se que um nobre romano chamado Flaccus pediu-a em casamento sendo rejeitado pela santa que já havia se decidido por consagrar sua virgindade a Cristo. Flaccus lhe ameaçou e deu três dias para que pensasse na proposta. Petronila rezou e jejuou nesse tempo, e Deus atendeu-a chamando-a à eternidade no terceiro dia.

No entanto a história pode ter sido bem diferente já que ela sempre foi considerada mártir. Talvez nesses três dias tenha ocorrido o seu martírio.

Quanto à filha biológica de São Pedro, se realmente existiu, não se tem nenhum registro histórico de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário